Oculus Rift é um equipamento de realidade virtual para jogos
eletrônicos, desenvolvido e fabricado pela Oculus. O sonho de entrar em uma
realidade virtual pode estar mais próximo do que nunca. Isso porque o projeto
do Oculus Rift, óculos com sensor de movimentos e tela LCD embutida, já
arrecadou US$ 2,5 milhões em doações pelo site de financiamento coletivo
Kickstarter e é a grande aposta de figurões da indústria de videogames para
aumentar a imersão no mundo dos jogos.
Foram feitos alguns testes por algumas horas com um protótipo para
desenvolvedores do Oculus Rift e, apesar de ele causar náuseas e ainda ter
imagens em baixa definição, é notável como a experiência consegue ser realista
e diferente de tudo que os jogadores já experimentaram.
Sensações
Para quem joga videogames com frequência, usar o Oculus Rift acaba sendo
uma evolução natural, e nem por isso menos revolucionária, da primeira vez que
se empunhou um joystick nas mãos. Mas dessa vez, a grande diferença é a
sensação de estar literalmente dentro do jogo.
Toda movimentação de câmera é feita com a própria cabeça: olhe para o
lado e você verá o seu companheiro de equipe em uma partida online de
"Call of Duty", por exemplo; olhe para baixo e o chão enlameado do
campo de batalha aparecerá na tela.
A imersão fica ainda mais fiel por conta dos aspectos técnicos do Oculus
Rift, um acessório leve e confortável que depois de poucos instantes de uso não
parece mais estar grudado ao seu rosto. O tempo de resposta entre os comandos e
a reação do software é curto e também ajuda a desmentir a ideia mais aflorada
de artificialidade que um dispositivo de realidade virtual pode causar.
Usar o Oculus Rift é um trabalho de bandeirante. É uma nova realidade a
qual nosso cérebro precisa se adaptar para explorar
Como todo protótipo, o Oculus Rift ainda precisa de uma série de ajustes
até chegar à sua versão final, que por sinal ainda não tem data de lançamento
nem preço confirmados. Dependendo da demonstração testada, a sensação de náusea
é muito intensa. Pessoas que têm dificuldades para ler um livro no carro ou no
ônibus, por exemplo, poderão ter enjoo e fortes dores de cabeça após usar o
acessório.
Em entrevista ao site Polygon, Nate Mitchell, um dos co-criadores do
Oculus Rift, afirma que a equipe de desenvolvimento dos óculos está trabalhando
para amenizar esse problema. "No enjoo por movimento, você não consegue
perceber visualmente que as paredes estão se locomovendo. E isso é o que te
deixa com vertigem. Com o enjoo por simulação é basicamente o inverso. E são
essas coisas que queremos evitar como desenvolvedores de jogos".
Mitchell afirma ainda que movimentos rápidos para trás e para os lados,
subidas de escadas e mudanças mínimas na linha do horizonte são algumas das
situações que mais contribuem para o enjoo causado pelo Oculus Rift.
Outro obstáculo para os criadores do acessório é o fato da tela LCD do
protótipo para desenvolvedores ainda não ser em alta definição. A Oculus VR,
empresa criadora do Oculus Rift, promete
que o problema estará resolvido até o lançamento da versão comercial. Na
Gamescom deste ano, realizada em Colônia, na Alemanha, uma versão em HD pôde
ser testada.
Fonte: G1
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