Entendendo a Guerra Civil Marvel (HQ)


 A Guerra Civil teve inicio no momento em que o Congresso Nacional Norte-Americano declarou a lei de registro de super-humanos. Isso significa que, a partir desse decreto, todos os heróis irão precisar se registrar com suas identidades secretas ao governo.

Tudo começou quando um grupo de super-heróis novatos e inexperientes – os Novos Guerreiros – descobriu o esconderijo de fugitivos da rebelião, e em uma tentativa de ganhar audiência no reality show, do qual os Novos Guerreiros participavam, foram enfrentar os vilões.

As coisas saem do controle e um dos vilões – Nitro – acaba explodindo tudo ao seu redor. Centenas de pessoas morrem, e estando próxima de um jardim de infância, a explosão também tira a vida de várias crianças e dos próprios membros dos Novos Guerreiros. No final, somente um deles sobrevive.
Com a tragédia do acontecimento, a repercussão é densa. A partir disso, a mãe de uma das crianças abalada e completamente indignada com a situação cobra do governo providências cabíveis. Então, surge a ideia de criar uma lei capaz de “controlar”, de certa forma, os super-heróis obrigando-os a revelar sua identidade secreta 

Quando a lei foi decretada causou alvoroço, várias pessoas não gostaram da ideia, entretanto outras aprovaram. Foi um divisor de lados e opiniões. Homem de Ferro, é claro, justamente por não ter identidade secreta, foi o herói que mais a apoiou.

Junto com ele, formou-se a turma “Homem de Ferro”, na qual se registraram: Carol Danvers, Miss Marvel; Hank Pym, como Jaqueta Amarela; She Hulk; Sentinela; Viúva Negra; Mulher-Aranha; Vespa; E alguns outros.

Entretanto, é claro que existiu a oposição à clara opinião de Tony Stark, e ficou a cargo do Capitão América, que tinha como objetivo preservar a segurança dos heróis. A turma dele juntou-se: Luke Cage; Doutor Estranho; Punho de Ferro; Homem-Aranha; Demolidor; E alguns outros.




A quantidade de heróis do universo cinematográfico da Marvel será suficiente? 


Engraçado como a maioria que esteve do lado do Capitão são os heróis do “povão”, não é mesmo?! Afinal, são os que mais têm a perder com suas identidades reveladas. A oposição entre esses dois lados – os registrados e os não registrados – ocasionou a Guerra Civil, uma batalha épica entre todos os heróis lutando pelos seus ideias, ou pelo menos, pelas ideias que acreditavam ser o certo.

Ao longo dessa Guerra, vários heróis se questionavam sobre qual lado era o certo, o próprio leitor é capaz de fazer este questionamento e escolher um lado. Vários heróis mudaram de lado ao longo do caminho. Como foi o caso do Homem-Aranha que convencido por Stark, revela sua identidade secreta em público durante uma entrevista coletiva, mas com o tempo acaba mudando de lado.

De certa forma, não existem vilões, tanto Homem de Ferro quanto Capitão América tinha seus pontos de vista bem fundamentados e qualquer um podia estar certo sobre os seus argumentos.


Por fim, Capitão América decide se entregar, ocasionando a derrota da resistência – time do Capitão – e culminando em seu assassinato. A Guerra Civil foi um evento marcante nas HQs da Marvel, e teve reflexo em todas as edições posteriores.
 

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Quarteto News. &